Contenido
**INTRODUÇÃO**
• Definição do que é um projeto e como ele se insere na Gestão de uma Organização
• Rotina x OPEX x CAPEX
**INICIAÇÃO**
• Início e organização do projeto
• O papel do líder do projeto
• Contrato do projeto – project charter
• Business Case – porque esse projeto é importante?
• Escopo do projeto – matriz dentro e fora
• Estrutura Analítica do Projeto - WBS – Work Breakdown Structure
**PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO**
• Definição da equipe do projeto – matriz ARMI
• Cronograma do projeto
• Caminho Crítico
• Matriz de Responsabilidades
• Plano de comunicação
• Gestão de risco
**Monitoramento e controle**
• Transição do projeto aos donos do processo – padronização e controle
**Fechamento**
• Aceitação e encerramento
• Lições aprendidas
**HABILIDADES DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS**
• Modelo P.I.E. (Perfomance, Image, Exposure)
• Ferramenta MPPI (metas, papéis e responsabilidades, processos e relações interpessoais) – gestão de equipes
• Gestão da mudança
• Analise de stakeholders
• Gestão de Conflitos
• Case Viagem ao Artico – exercício para trabalho em grupos e aplicação das principais ferramentas
• Anexo – Usando o Canvas para registro e acompanhamento do projeto. Aplicação em caso próprio (pré-work)
**Pré-Trabalho:** Levar temas a serem trabalhados em sala (opcional)