O curso Gestão de Projetos é indicado a profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e resolver desafios práticos relacionados ao tema. O programa prepara o participante para aplicar conceitos de forma estruturada e gerar resultados consistentes.

**Objetivos Específicos:**
  • Capacitar o treinando com Método e Ferramentas para gerenciamento de projetos;
  • Entender quais são as principais habilidades de liderança necessárias para conduzir um projeto com sucesso.

Requisitos

Sem pré-requisitos.

Duracíon

16 horas

Formatos

Presencial e Virtual

Contenido

**INTRODUÇÃO** • Definição do que é um projeto e como ele se insere na Gestão de uma Organização • Rotina x OPEX x CAPEX **INICIAÇÃO** • Início e organização do projeto • O papel do líder do projeto • Contrato do projeto – project charter • Business Case – porque esse projeto é importante? • Escopo do projeto – matriz dentro e fora • Estrutura Analítica do Projeto - WBS – Work Breakdown Structure **PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO** • Definição da equipe do projeto – matriz ARMI • Cronograma do projeto • Caminho Crítico • Matriz de Responsabilidades • Plano de comunicação • Gestão de risco **Monitoramento e controle** • Transição do projeto aos donos do processo – padronização e controle **Fechamento** • Aceitação e encerramento • Lições aprendidas **HABILIDADES DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS** • Modelo P.I.E. (Perfomance, Image, Exposure) • Ferramenta MPPI (metas, papéis e responsabilidades, processos e relações interpessoais) – gestão de equipes • Gestão da mudança • Analise de stakeholders • Gestão de Conflitos • Case Viagem ao Artico – exercício para trabalho em grupos e aplicação das principais ferramentas • Anexo – Usando o Canvas para registro e acompanhamento do projeto. Aplicação em caso próprio (pré-work) **Pré-Trabalho:** Levar temas a serem trabalhados em sala (opcional)