Content
**Estrutura Básica:**
• A excelência operacional e a gestão dos negócios
• O ciclo da gestão... Planejamento Estratégico, Gestão da Rotina e Melhoria Contínua
• Seis Sigma e seu impacto na gestão dos negócios. Como ele nos ajuda a cumprirmos com nossos objetivos?
• Definição de Seis Sigma
• Lean - Definindo Valor e Desperdício
• Seis Sigma e Lean – unindo forças para obtenção dos resultados.
• Visão de Processos = Y=f(x)
• O fluxo do DMAIC para a realização das melhorias
• Como definir bons projetos Seis Sigma – (rotina x projetos de melhoria)
• Como identificar bons belts
• Alavancando os resultados financeiros da empresa através do Seis Sigma
• Papéis e Responsabilidades do Gestor (Champion)
• Simulação – Colocação Pedidos – Rodada #1
• As fases de um projeto D-M-A-I-C
• Fase de definição – qual a razão de existência do meu projeto?
• Business Case
• Definição de Indicador
• Escopo de Projeto
• Contrato de Projeto
• Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
• Entendimento do Problema (Medir e Analisar) – Qual é o tamanho do meu problema? Quais as causas do mesmo?
• Performance de processo
• Ferramentas para identificar causas-raiz (mapa, brainstorming, matrizes de priorização, Pareto, Gráfico de Linhas, Medidas de centro e variação)
• Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
• Melhoria – gerar as mudanças para melhorar o processo
• Plano de Ação – 5W2H
• Comparação antes x depois
• Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
• Controle – garantir que as mudanças se mantenham na rotina do dia-a-dia
• Padronização
• Aplicação no exercício da simulação dos pedidos
• Road Map – passo a passo para a implementação do Seis Sigma
• Mais exemplos de projetos de melhoria via uso do Seis
**** Os tópicos podem ser ajustados**