O curso Gestores (Champions) - Projetos de Melhoria é indicado a profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e resolver desafios práticos relacionados ao tema. O programa prepara o participante para aplicar conceitos de forma estruturada e gerar resultados consistentes.

**Objetivos Específicos:**
  • Sensibilizar os gestores  em relação a importância da excelência operacional e como a mesma os suporta no cumprimento das metas e objetivos de suas áreas.
  • Introduzir o conceito de projetos de melhoria e das metodologias utilizadas para tal, Lean e Seis Sigma.
  • Definir seus papéis e responsabilidades dentro de uma iniciativa de excelência operacional
  • Prover um conhecimento do fluxo do DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar) e suas principais ferramentas  para que o gestor possa suportar melhor a equipe do projeto.

Requisitos

Sem pré-requisitos.

Workload

16 horas

Formatos

Presencial e Virtual

Content

**Estrutura Básica:** • A excelência operacional e a gestão dos negócios • O ciclo da gestão... Planejamento Estratégico, Gestão da Rotina e Melhoria Contínua • Seis Sigma e seu impacto na gestão dos negócios. Como ele nos ajuda a cumprirmos com nossos objetivos? • Definição de Seis Sigma • Lean - Definindo Valor e Desperdício • Seis Sigma e Lean – unindo forças para obtenção dos resultados. • Visão de Processos = Y=f(x) • O fluxo do DMAIC para a realização das melhorias • Como definir bons projetos Seis Sigma – (rotina x projetos de melhoria) • Como identificar bons belts • Alavancando os resultados financeiros da empresa através do Seis Sigma • Papéis e Responsabilidades do Gestor (Champion) • Simulação – Colocação Pedidos – Rodada #1 • As fases de um projeto D-M-A-I-C • Fase de definição – qual a razão de existência do meu projeto? • Business Case • Definição de Indicador • Escopo de Projeto • Contrato de Projeto • Aplicação no exercício da simulação dos pedidos • Entendimento do Problema (Medir e Analisar) – Qual é o tamanho do meu problema? Quais as causas do mesmo? • Performance de processo • Ferramentas para identificar causas-raiz (mapa, brainstorming, matrizes de priorização, Pareto, Gráfico de Linhas, Medidas de centro e variação) • Aplicação no exercício da simulação dos pedidos • Melhoria – gerar as mudanças para melhorar o processo • Plano de Ação – 5W2H • Comparação antes x depois • Aplicação no exercício da simulação dos pedidos • Controle – garantir que as mudanças se mantenham na rotina do dia-a-dia • Padronização • Aplicação no exercício da simulação dos pedidos • Road Map – passo a passo para a implementação do Seis Sigma • Mais exemplos de projetos de melhoria via uso do Seis **** Os tópicos podem ser ajustados**