O curso MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas é indicado a profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e resolver desafios práticos relacionados ao tema. O programa prepara o participante para aplicar conceitos de forma estruturada e gerar resultados consistentes.

**Objetivos Específicos:**
  • Capacitar os alunos em relação a Metodologia de Análise e Solução de Problemas e suas ferramentas principais. 
  • Prover uma metodologia simples e direta para análise de desvios  e problemas  que sejam observados na rotina do dia-a-dia.

Requisitos

Sem pré-requisitos.

Workload

16 horas

Formatos

Presencial e Virtual

Content

**INTRODUÇÃO**   • Conceitos de Excelência Operacional e  visão de Processos (saídas e entradas) -  Conceito de Indicador • Análise de indicadores – conceito de centro e variação • Exercício de Simulação   **Masp**   •  O que é e para que serve • Quando utilizar o MASP • A3 – Registrando o MASP. • Os Passos do MASP       0. Priorizar os trabalhos a serem trabalhados – Matriz GUT       1. Definição do Problema – entender e definir claramente o problema – matriz è / Não É       2. Ação de Contenção  - conter imediatamente o problema – plano de contenção       3. Análise de Causas – porque o problema ocorre              Estudo das causas – ferramentas qualitativas – mapa do processo, espinha de peixe, matriz causa e efeito, 5 Porques              Estudo das causas – ferramentas quantitativas – Pareto, Tendência, Diagrama de correlação       4. Gerar e priorizar as ações - Implementação de Melhorias – Matriz Esforço x Impacto e plano de ação 5W2H       5. Acompanhamento da Eficácia dos Resultados – Gráfico de Tendência       6 – Padronizando as melhorias efetuadas   • Case 1: Aplicação das ferramentas no exercício da simulação • Case 2: Aplicação do MASP em um caso real da empresa   **Pré-Trabalho: **Levar temas a serem trabalhados em sala    **Observação:**** **Não há a necessidade de uso de computadores   **Conteudo programatico sugerido, pode ser customizado conforme a necessidade de cada cliente.**