O curso Trilha de Melhoria Contínua é indicado a profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e resolver desafios práticos relacionados ao tema. O programa prepara o participante para aplicar conceitos de forma estruturada e gerar resultados consistentes.

**Objetivos Específicos:**
  • Gestão da Rotina
  • LSS Yellow Belt
  • LSS Green Belt
  •  LSS Black Belt Upgrade

Público-Alvo

Profissionais que buscam se atualizar e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas complicados utilizando os princípios e ferramentas de Gestão da Rotina e da Metodologia Lean Six Sigma, independentemente da sua área de atuação ou nível

Requisitos

Sem pré-requisitos.

Workload

224 horas

Formatos

Presencial, virtual ou híbrido

Content

**Gestão da Rotina**** (8h):** • Conceitos de Excelência Operacional e  visão de Processos (saídas e entradas) • Conceito de Indicador • Análise de indicadores – conceito de centro e variação • Os sete passos da gestão da Rotina: 1 - Definir os processos básicos sob responsabilidade da área; 2 – Estabelecer a Visão Geral do Processo 3 – Desenhe o processo atual; 4 - Definir os pontos de controle e indicadores chave – gestão à vista; 5 - Definir as reuniões de acompanhamento e monitoramento dos indicadores; 6 - Implementar  metodologia de solução de problema (MASP); 7 - Levar para melhoria contínua os processos que não estão atendendo  requisitos do cliente. **LSS Yellow Belt**** (16h):** **INTRODUÇÃO** • Melhoria Contínua e a Gestão dos Negócios • Fluxo da Melhoria (Definir > Entender > Mudar > Controlar) • Visão de Processos Y=f(x) • Definição de Lean • Os 8 desperdícios do Lean • Combinando o Lean com o DMAIC para a melhoria de processos • 1a. Rodada do exercício de simulação **Definir** • Identificação das necessidades dos clientes – voz do cliente (VOC) • Definição de indicadores – indicador e meta • Caso de Negócios – “Papo do Elevador” • Definição de escopo – matriz: dentro e fora / SIPOC • Equipe envolvida • A3 – Formalização do projeto de melhoria • Cronograma do projeto • Aplicação das ferramentas do Exercício da simulação **ENTENDER (MEDIÇÃO E ANÁLISE)** • Mapa de Processo (fluxograma) • Mapa da Cadeia de Valor (Value Stream Map) • Atividades que Agregam Valor/ Não Agregam Valor/ Requisitos de Processos, Takt time • Diagrama Causa & Efeito (Espinha de Peixe) • 5 Porques • Matriz Causa & Efeito • Matriz Esforço X Impacto • Coleta de dados – definição operacional • Gráficos Básicos (Pareto) • Aplicação das ferramentas do Exercício da simulação **MUDAR ** • Geração de Planos de Ação – 5W2H • Aplicação das ferramentas do Exercício da simulação • 2a Rodada do exercício da simulação **Controlar** • Sistema de Controle de Processo • Pokayoke - Dispositivos à Prova de Erros • Padronização de Processos LSS Green Belt (80h): INTRODUÇÃO • Definição de Seis Sigma • Definição de Lean – o conceito de valor • Os 8 Desperdícios do Lean • Fluxo DMAIC • Visão de Processos Y=f(x) • Combinando o Lean Com  o Seis sigma para melhoria de processos • Rodada 1 – Simulação de pedidos **FASE DE DEFINIÇÃO** • Identificação de Projetos • Impacto Financeiro dos Projetos • Identificação das necessidades dos clientes – voz do cliente / voz do processo • Definição de indicadores do projeto • Business Case – “Papo do Elevador” • Definição de escopo – matriz dentro e fora / SIPOC • Formação de equipe de projeto • Cronograma • Contrato do Projeto • Aplicação dos conceitos no exercício de simulação de pedidos **FASE DE MEDIÇÃO** • Mapa de Processo • Mapa da Cadeia de Valor (Value Stream Map) • Atividades que Agregam Valor/ Não Agregam Valor/ Requisitos de Processos • Diagrama Causa & Efeito (Espinha de Peixe) • Matriz Causa & Efeito e Matriz Esforço X Impacto • Aplicação dos conceitos no exercício de simulação de pedidos • Rodada No 2 – Comparação dos resultados com a rodada 1 • Tipos de Dados • Estatística Básica (medidas de centro e Variação) • Distribuição Normal • Coleta de Dados - Definição Operacional • Exercício M&M • Planejamento de Coleta de Dados – exercício da Catapulta • Gráficos Básicos (Pareto, Dispersão, Tendência) • Análise Exploratória de Dados – Exercício da Catapulta • Performance de Processo – Nível Sigma – Dados Contínuos (para distribuições normais) e dados discretos **Avaliação** **SEMANA 2** **FASE DE ANÁLISE** • FTA - Árvore de Falhas / 5 Porquês • FMEA • Mapa de Análise Estatística • Ferramentas Lean (Nivelamento de produção, SMED, Análise de gargalos • Teste de Hipótese (comparação de médias, medianas e variação utilizando: ANOVA, 1-Sample-T, 2-Sample-T, F-Test, Levene Test) • Testes Chi Quadrado • Análise de Regressão Simples • Exercícios de aplicação de cada ferramenta **Fase de melhoria** • Geração de Planos de Ação – 5W2H • 5S • Fluxos Racionalizados, Diagrama spaguetti • Flexibilidade de Mão de Obra **Fase de controle** • Sistema de Controle de Processo e Plano de Controle • Pokayoke - Dispositivos à Prova de Erros • Padronização de Processos • CEP – Controle Estatístico de Processos para Contínuos e Variáveis **Avaliação** **LSS Black Belt Upgrade**** (80h):** **SEMANA 1** **INTRODUÇÃO** • A importância da liderança para o BB • Equação fundamental da liderança QxA=E • O Papel do Black Belt • Gestão da Mudança – os seis passos da gestão da mudança **MEDIÇÃO** • Outras distribuições: • Binomial ; Poisson, Contínuas não normais • Gage R&R – Contínuo (ensaios destrutivos e não destrutivos) e Atributo • Capabilidade para dados não normais **FASE DE ANÁLISE** • Intervalo de Confiança • Tamanho de Amostra • Mood’s Median Test • Regressão Múltipla • Regressão Logística **Avaliação** **SEMANA 2** **MELHORIA** • DOE Fatorial Completo • DOE Fatorial Fracionado • Superfície de Resposta • Análise Multivariada – Clusters **Controle** • CEP para pequenos lotes • Séries Temporais **Avaliação** **LSS Master Black Belt**** (40h):** **Estrutura Básica:** **Gestão e Inovação** Projetos OPEX x CAPEX x INOVAÇÃO As metodologias de OPEX e Inovação: Lean x Seis Sigma x BPM X Design Thinking x frameworks Ágeis – como justificar seus usos para a Organização O Papel da Alta Liderança no sucesso do Programa: Champion Exemplos de Programas bem sucedidos Cynefin Framework - Incorporando Inovação ao Modelo de Gestão Design Thinking e Frameworks Ágeis   **Liderança & Coaching – Gestão e Inovação** Mundo V.U.C.A/BANI. – o novo perfil de Liderança Como o Programa de Excelência Operacional se relaciona ao tema “Desenvolvimento de Liderança“ Liderança Ágil (Mentalidade Ágil em Projetos de Excelência Operacional) Liderança Situacional (Modelo Kan Blanchard) aplicado à Excelência Operacional O feedback como parte da formação de equipes de projetos Coaching em Projetos de Melhoria e de Inovação - melhores práticas Inteligência Emocional para Líderes de Programas de Melhoria e/ou Inovação   **Gestão da Mudança** Os 7 passos seguidos por equipes de Alta Performance para gerenciar a mudança Passo 1: Liderar as mudanças; Passo 2: Criar uma necessidade compartilhada; Passo 3: Dar forma à visão; Passo 4: Mudar sistemas e estruturas organizacionais; Passo 5: Mobilizar o comprometimento; Passo 6: Perpetuar a mudança; Passo 7: Monitorar o progresso Mudança Viral (Viral Change)   **Resultados: Impacto nos KPIs e validação financeira dos Programas OPEX e Inovação** A Importância de se apurar resultados financeiros Exemplos de Projetos que impactam os resultados financeiros Identificando uma carteira de Projetos baseado no impacto financeiros e mitigação de Risco do Negócio Hard Dollar x Soft Dollar Classificação Financeira dos Projetos Estudos de Casos para Correta Classificação Financeira Impacto Ambiental Impacto Social   **Modelos para implementação de Programas de Gestão e Inovação** Componentes do Sistema de Gestão de Negócios de uma Empresa Gestão da Rotina (Plano Operacional) Melhoria Contínua (Plano Tático) Metodologias e Ferramentas que compõem o Sistema de Gestão Discussão dos vários modelos de Gestão existentes Desdobramentos das Metas / Métricas (Plano Estratégico) Como definir os projetos de Melhoria a serem executados   **Elaboração do Programa OPEX / INOVAÇÃO – 2023/2024** Liderança Colaborativa Apresentação final do Programa para o ano corrente e o próximo Submetê-lo à avaliação crítica Compartilhar melhores práticas  Aplicando a cultura de fatos e dados em Projetos Estratégicos da Organização;  Apresentação do trabalho final por parte dos grupos formados em sala de aula. Conhecer programas de outras organizações   **MODELO DE APRENDIZADO:**   1-) Antes do treinamento Pré-trabalho individual: Os participantes assistem aos módulos digitais da SETA e/ou realizam a leitura de artigos específicos e/ou assistem a vídeos em domínio público. Esse pré-trabalho permite a otimização do aprendizado, e a equalização do conhecimento entre os participantes, para os dias de treinamento subsequentes. Além disso, os participantes também preenchem o formulário TEIQUE (Inteligência Emocional) online e recebem o relatório individual.   2) Durante o treinamento Sessões ao vivo com o facilitador para instrução do conteúdo programático, trabalhos em grupos, apresentação das conclusões dos trabalhos dos grupos, correções dos exercícios, troca de experiências e discussões sobre a aplicação dos conceitos no dia a dia das Organizações.